top of page

A Caminhada dos Umbuzeiros é uma imersão de três dias nas paisagens da Caatinga do sertão baiano. Os caminhantes trilham um percurso de 55 km, que se estende do município de Uauá-Ba até Canudos-Ba, percorrendo a região onde se localizava o Arraial do Belo Monte e onde ocorreu a Guerra de Canudos.

O ponto inicial, Uauá, foi palco do “primeiro fogo da guerra de Canudos”, ocasião em que os conselheiristas resistiem ao avanço da primeira expedição militar e retornam a Belo Monte. É precisamente este trajeto que será trilhado pelos caminhantes, atravessando as fazendas São Bento, Maria Preta, Barra dos Cágados, Cocobocó, Algodões, Barra da Fortuna, Coiqui, Caipã até chegar ao povoado de Canudos Velho, situado às margens do açude de Cocorobó, onde se localizava o antigo arraial. Com isto o caminhante tem oportunidade de conhecer a história, a natureza e a cultura da região de forma vivencial e através de encontros com as comunidades locais.

O projeto leva o nome da árvore sagrada do sertão, exemplo de uma natureza inteligente e adaptada ao clima semiárido, que em tupi-guarani significa “árvore que dá de beber”. Além do que, a caminhada é realizada na época da frutificação do umbuzeiro e da peregrinação anual realizada pelas catadeiras de umbu, que enveredam pela Caatinga para colherem o fruto que, beneficiado, constitui importante fator de desenvolvimento econômico local.

Desse modo, para além de uma intervenção que reverencia a história e a cultura do povo sertanejo, a caminhada desvela o sertão também a partir do Umbuzeiro como entidade encantadora e própria que, assim como o seu povo, se apresenta como símbolo de vida e resistência nestas terras áridas. Percorrer estas trilhas é uma forma de reconhecer a importância da Caatinga - bioma exclusivamente brasileiro - e de sua vegetação, em especial os Umbuzeiros, árvores fundamentais para a sobrevivência, economia e culturas locais. Tendo em vista os sérios padecimentos que a Caatinga vem sofrendo, atravessá-la é também uma forma de conhecê-la e denunciar sua desenfreada degradação ambiental.
 

A 5ª expedição da Caminhada dos Umbuzeiros acontecerá em março de 2019 e vai receber 40 caminhantes, através de uma chamada aberta em Janeiro de 2019. 

COMISSÃO ORGANIZADORA
Geisabel Lima
Jarbas Nogueira 
Gildemar Sena
Gabriela Barbosa
BGG da Mata Virgem
Daniel Abreu
bottom of page